domingo, 22 de agosto de 2010

Vant's

      Veículos Aéreos Não Tripulados, uma forma moderna e segura para monitorar áreas de risco e ajudar no combate à criminalidade. Estão sujeitos a serem utilizados na copa de 2014. Além de serem mais econômicos do que um vôo normal de uma aeronave que gasta muito mais combustível, sendo que estes vant's tem por funcionalidade a utilização de baterias que duram em média 37 horas.
Podem ser Helicópteros ou Aeronaves, de diversos formatos e tamanhos, cada um com um tipo específico, dentre eles:




Sistema Pelicano



helicóptero nao tripulado
helicóptero em desenvolvimento pela multinacional Indra, com apoio do governo espanhol, deve chegar ao mercado em 2012. Denominada como Sistema Pelicano, a aeronave não tripulada de asa rotativa, pode ser usada no âmbito civil ou militar, de acordo com a fabricante.
helicóptero tem capacidade de decolagem e pouso verticais automáticas e de precisão. E conta com proporções muito pequenas: 3,3 metros de diâmetro das pás e 200 kg de peso máximo ao decolar. O sistema estará preparado para portar um radar leve, sistemas de inteligência eletrônica e sensores para detectar armas químicas, bacteriológicas, radioativas e nucleares. O preço do equipamento não foi informado pela assessoria da Indra.



Vant Swissteps





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Sugestão: Edson O.M.Pinto

O Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado vai ganhar dois novos aliados no combate ao crime. Trata-se de dois Veículos Aéreos Não tripulados (Vant), mini helicópteros, que servirão na monitoração de áreas de risco. Eles deverão entrar em operação, no combate à criminalidade, entre o fim deste mês de maio e início de junho.

Os operadores dos dois mini helicópteros foram formados e pertencem ao serviço de inteligência da Polícia do Pará.

Como funciona - As aeronaves são pequenos helicópteros controlados manualmente ou por satélite e equipados com câmeras de alta resolução, sensores térmicos e equipamentos de visão noturna, capazes de detectar objetos e pessoas em distâncias de até dois quilômetros.

Os dados são transmitidos em tempo real para uma central de monitoramento, fornecendo as coordenadas geográficas do local, o que facilita a elaboração de relatórios detalhados sobre determinado evento, bem como uma reação imediata das equipes de terra. As aeronaves têm capacidade para percorrer grandes distâncias, com cerca de uma hora e meia de autonomia de vôo, com velocidade de cruzeiro de 90 km/h.

Utilidade – Além da utilização nos reconhecimentos operacionais de inteligência e de subsidiar um enfrentamento de forma pró-ativa da criminalidade, podem ser utilizados na prevenção aos incêndios, no monitoramento e fiscalização das áreas protegidas, no combate ao desmatamento e levantamento de informações sobre patrimônio natural do Pará.

As aeronaves também podem representar uma economia de recursos e esforços com a identificação exata de eventos críticos e localização, o que permitirá um planejamento mais preciso da logística necessária para o emprego das equipes em terra, permitindo um tempo de resposta muito menor, evitando maiores prejuízos para a sociedade e no erário público.

Economia - Os Vants podem utilizar gasolina comum como combustível, o que possibilita maior economia, já que os helicópteros apresentam um custo operacional muito menor do que as aeronaves tripuladas atualmente utilizadas. A hora de vôo de um helicóptero comum é de cerca de R$ 2,5 mil, enquanto o do Vant, segundo as especificações do fabricante, é de R$ 37.

O Vant adquirido por intermédio de pregão eletrônico é um produto da empresa suíça Swissteps, custando cada plataforma de Vídeo Vigilância Aérea Não Tripulada R$ 247 mil (cada unidade), totalizando o investimento de R$ 494 mil para as duas aeronaves.

Diante do porte do investimento realizado, verificou-se a necessidade também de contemplar uma estrutura completa para que os helicópteros decolem no menor tempo possível com total segurança. Trata-se de uma Hamov (Base Móvel de Apoio a Operação de Veículos Aéreos Não Tripulados), uma estrutura composta de veículo especialmente preparado para Guarda, Transporte, Manutenção, Abastecimento, Decolagem e Pouso, quando utilizados em operações de Inteligência na capital, interior e em outros Estados da federação, em apoio às estratégias de Inteligência da Coordenadoria-Geral de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).



Projeto Vant



 
O Projeto VANT, destinado ao desenvolvimento de um Sistema de Navegação e Controle (SNC) para aplicação em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), será encerrado em junho deste ano, após os 59 voos realizados com sucesso. Ao todo foram realizadas dez campanhas de ensaio, todas no espaço aéreo da AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga – SP



Projeto Heron




Durante o voo, o aparelho pode fotografar ou filmar com nitidez pessoas ou objetos no solo, de uma altura que pode chegar a 30 mil pés (cerca de dez quilômetros). A primeira fase, considerada de testes, já começou: o Vant tem patrulhado os limites do Brasil, com especial atenção para a fronteira com o Paraguai, no combate ao tráfico de armas e drogas e ao contrabando.

Fontes:



Antônio Werneck (O Globo) – Foto: Divulgação/Polícia Federal – Video : Defesanet – via Desastres Aereos News

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