segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Como proteger seu "pen drive" contra vírus

"Se você é daqueles que precisa utilizar seu pen drive em diversos lugares e computadores, e a cada vez que você o pluga em algum computador e acaba pegando um novo virus, aí vai uma dica bem interessante."




     Antes de mais nada faça o backup dos dados de seu pen drive.

1º: Formate o pendrive como fat32.

2º: Vamos converter ele para NTFS, abra o botao iniciar e aperte em executar, digite cmd e dê enter, na tela do prompt de comando digite convert letra da unidade em que o pendrive se encontra, por exemplo "E: /fs:ntfs" ficando assim: "convert E: /fs:ntfs" (sem aspas).

3º: Abra o Meu Computador e vai em Ferramentas, Opçoes de Pasta, Modo de Exibiçao, role a barra de rolagem até o final e desmarque as duas ultimas opçoes: usar compartilhamento simples e usar o assistente de compartilhamento.

4º: Crie uma pasta dentro da raiz de seu pen drive, pois nela ficarão todos os seus dados.

5º: Agora com o seu pen drive convertido para ntfs aperte com o botao direito na unidade e escolha compartilhamento e segurança.

6º: Escolha as Opçoes de Segurança e repare que tem na caixa de usuarios "todos" que está com controle total, marque apenas a opçao "ler e executar", "listar conteudo da pasta" e "leitura".

7º: Repita o passo 6 na pasta que foi criada, mas agora permita a todos o controle total.

     Fazendo isso o seu pen drive não vai permitir que sejam gravados dados na raiz, onde geralmente se alojam os arquivos maliciosos (autorun's), porém na pasta que criamos você terá controle total para ler, gravar e executar os arquivos.

Obs: Este procedimento pode limitar o uso do seu pendrive em aparelhos de som de carro, TV's LCD e etc. Muitos destes equipamentos apenas trabalham com FAT32, e não com NTFS.

6 comentários:

  1. Assunto muito bacana.
    Todos nós sabemos dos riscos que é colocar um pendrive em qualquer computador público.Pendrive são um belo local para pegar virus, por isso essa dica foi muito importante.

    ResponderExcluir
  2. Quem não sabe disso esta perdido, então coisas assim devem ser propagadas mais rapidamente do que os proprios virus e quando e esse o assunto pessoas desavizadas tem um baita dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  3. O valeu mesmo tinha formatado minha máquina no fds, tive que usar o pen drive no emprego e quando espetei o ele na máquina tava lá o enfadonho. Vou usar essa tecnica assim que possivel, não adianta conservar a máquina toda bonitinha, e usar o pen drive cheio de vírus, também não faz sentido ter pen drive e mandar tudo por e-mail. Muito boa sua dica.

    ResponderExcluir
  4. Segurança é palavra chave se tratando de troca de arquivos e comunicação em geral. O ideal é que não houvesse pessoas dispostas a "danificar" computadores alheios a troco sabe-se lá de que. Sonhar não paga né. Precaver nunca é de mais. Proteção contra gravação, anti-vírus, firewall, tudo é válido quando se trata de preservar nossas informações. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa dica, já usei e testei no xerox da faculdade e realmente funcionou, pois não pegou nenhum vírus daquele criadouro...

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante esta postagem. Como no nosso dia a dia estamos sempre precisando salvar algum arquivo no pen drive temos que tomar sempre cuidado com os dados que nele estao armazenados.Temos que fazer o possivel para dificultar que virus possam entrar nos pen drives
    e danificar arquivos que serão necessários posteriormente. Vou fazer esta dica que voces passaram no meu pen drive.

    ResponderExcluir