quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cientistas japoneses criam ambiente 3D sensível ao toque


 
     Já estamos vivendo com tecnologias parecidas com as mostradas no filme Homem de Ferro, telas 3D, telas sensíveis ao toque e controles que funcionam com o movimento do corpo. Estão aí três tendências que vêm fazendo a cabeça de engenheiros e designers das grandes fabricantes de eletrônicos do mundo. E como muitas novidades vêm do Japão, foi lá que juntaram as três tecnologias em uma.
     O i³Space funciona com uma tela 3D e dois dedais, um para cada mão, que interagem com o ambiente em três dimensões levando em consideração altura, largura e profundidade. A tela não precisa ser necessariamente sensível ao toque, uma vez que o contato com as imagens dela é feito no ar.
     São quatro pontos que sustentam a tecnologia: o ambiente virtual 3D, o controlador, um sensor tátil e duas câmeras. O ambiente virtual 3D exibe as imagens e calcula o movimento para modificá-las em tempo real, além de mandar as reações do toque para os dedais. Cada um deles é formado por um circuito ligado ao dispositivo e por simuladores de tato, que entendem movimentos como puxar, apertar e empurrar.
     As duas câmeras estão localizadas ao lado da tela 3D e fecham o ciclo. Elas captam a posição dos dedais e mandam para o sistema 3D. São uma espécie de rastreador, que funciona como a câmera do Kinect: ele localiza a posição do controle e completa a interatividade.
     O projeto do Instituto de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão foi pensado, a princípio, para simular cirurgias médicas. Mas é claro que os japoneses já imaginaram o gadget em games. Aliás, a foto do post dá uma ideia de como pode ser o “Kinect Touch 3D”.
     O anúncio oficial do i³Space será na CEDEC, uma conferência para desenvolvedores de games no fim do mês no Japão. Os planos do Instituto, depois disso, são diminuir o tamanho do aparelho e expandir o uso dele em fabricantes de jogos eletrônicos.


Fonte: InfoAbril

3 comentários:

  1. Sabemos que a cada dia que passa as tecnologias aumentam, e sabemos que os seres humanos parecem nao terem limites para invensoes.

    ResponderExcluir
  2. legal essas telas em sensivel ao toque, nao sei se enquadra bem nisso, mais o noticiario de esportes que passa toda quarta feira depois do futebol é legal, o cara da globo fica puxando a telinha tipo isso aikkk mais sigo as palavras do paulo , parece que os seres humanos nao vao ter limites mesmo

    ResponderExcluir
  3. Para mim a tecnologia em 3d ainda esta no inicio. Acho que podemos esperar muito mais daqui a alguns anos. Essa tecnologia e muito interessante e chama a atenção das pessoas. Eu ja vi projetos no auto cad em 3d é impressionante como a imagem fica parecidas como a realidade.

    ResponderExcluir